MATRIZ PSA OCEANOS

voltar

O que é

Serviços ambientais são aqueles fornecidos gratuitamente pela natureza, como a regulação do clima  e da qualidade do ar, a provisão de água potável, a preservação de estoques pesqueiros,  locais para turismo e lazer, entre  outros. Os incentivos à conservação e à proteção desses serviços são necessários e estratégicos, e podem se dar por meio do sistema de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). O PSA é um instrumento capaz de valorar esses benefícios e serviços, atuando como uma contrapartida financeira ou não financeira (por exemplo, apoio técnico), por parte dos beneficiários ou usuários do serviço, como empresas privadas, ONGs, poder público, pessoas físicas , aos que os mantêm, recuperam ou melhoram o seu fornecimento, entre eles proprietários de áreas privadas, grupos comunitários e unidades de conservação.

A iniciativa Matriz de Iniciativas Brasileiras de Pagamentos por Serviços Ambientais e Incentivos Econômicos para a Conservação no Ambiente Marinho e Costeiro (Matriz PSA Oceanos), uma parceria do Funbio com a Forest Trends e  o Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (GEF-Mar),  objetiva desenvolver um estudo de mapeamento das experiências de PSA e outros incentivos econômicos em ambientes marinho e costeiro. Ela permitirá analisar experiências existentes,  tendências  e  lacunas, fornecendo subsídio para executores de projetos e tomadores de decisão.

Iniciado em 2016, tem término previsto para 2018.  O projeto, que vai ampliar a Matriz Brasileira de Serviços Ecossistêmicos, tem entre os resultados já alcançados o desenvolvimento do primeiro modelo de Matriz PSA dos Oceanos no Brasil.

 

Situação

Concluído

Bioma

Marinho Costeiro

'