O Brasil está entre os 20 maiores produtores de pescado do mundo e segundo estimativas do Ministério da Pesca e Aquicultura, em 2011 atingiu uma produção de mais de um milhão de toneladas. Do total, 38,7% tem origem na pesca extrativa marinha. A sardinha-verdadeira (Sardinella brasiliensis), com capturas anuais de 100 mil toneladas desde 2012, representa um dos principais recursos pesqueiro do país.
O Projeto Sardinha: Apoio Técnico-Científico ao Plano de Gestão para o Uso Sustentável da Sardinha-Verdadeira no Sudeste do Brasil, liderado pela Fundação Universidade do Vale do Itajaí disponibilizará apoio técnico-científico às ações relacionadas ao plano de gestão para o uso sustentável da sardinha-verdadeira no Sudeste.
Entre as ações, estão previstos o diagnóstico da pesca de cerco, a dinâmica populacional e a avaliação de estoque da sardinha-verdadeira, e a caracterização e quantificação da captura de sardinha-verdadeira para uso como isca.
Quando utilizar: Participantes de processos de compras e contratações que entendam que a política de compras e contratações do FUNBIO não foi observada em algum processo específico.
Quando utilizar: O FUNBIO, declara-se responsável pelo tratamento e proteção dos dados pessoais e sensíveis, para os fins indicados em sua Política de Privacidade. O FUNBIO disponibiliza este canal como meio de contato sobre qualquer assunto relacionado a esta Política de Privacidade.
mapa de atuação
Local onde acontece o Uso Sustentável da Sardinha
Expandir o mapa
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de Privacidade e, ao continuar, você concorda com estas condições. / We use cookies and similar technologies, as outlined in our Privacy Policy. By continuing to use this site you signal your acceptance of these conditions. OkAviso de Privacidade/Privacy Notice