Pescados e Pescarias Sustentáveis

voltar

O que é

O Projeto Pescados e Pescarias Sustentáveis nos Manguezais de uma Unidade de Conservação: Subsídios ao Manejo atua na Área de proteção Ambiental (APA) de Guapimirim, a qual abriga o último trecho de manguezal preservado da Baía de Guanabara. Esse ecossistema é fundamental para a manutenção do equilíbrio ecológico e das pescarias da região, sustentando comunidades tradicionais de pescadores.

A metodologia proposta neste Projeto aposta na transdisciplinaridade envolvendo abordagens de cunho ecológico, químico, social e econômico, fornecendo as bases para a implementação de medidas de gestão pesqueira eficazes na APA. Para tal, a partir da análise do conhecimento ecológico local, feita através de entrevistas estruturadas com pescadores especialistas, e o monitoramento participativo dos desembarques das artes de pesca, especialmente a tradicionalmente conhecida como “curral”, pretende-se realizar o levantamento histórico e a situação atual da pesca de curral, a principal arte de pesca utilizada na área da APA.

Além da importância desta pescaria para o sustento das comunidades locais, serão avaliados os possíveis impactos que esta pode trazer para o manguezal, identificando irregularidades na captura das espécies e no material utilizado para confecção das estruturas dos currais. Pretende-se ainda preencher lacunas sobre o conhecimento do bagre, peixe amplamente consumido por comunidades pesqueiras da região e os impactos antrópicos em estuários

As informações geradas neste trabalho pretendem contribuir com a melhora da qualidade de vida das comunidades de pescadores que dependem deste ecossistema para sobreviver. Os benefícios adquiridos com a avaliação da sustentabilidade deste Projeto serão um legado da pesquisa mesmo com o término do mesmo, e podem ser replicadas para outros manguezais e unidades de conservação, ao longo de toda a costa brasileira, contribuindo com a gestão pesqueira inclusiva focada na pesca artesanal.

Situação

Concluído

Ano início

2021

Bioma

Marinho Costeiro

'

mapa de atuação

Expandir o mapa