ECO-NUTRIÇÃO

voltar

O que é

Foto: Marilene Viero/Funbio

 

Recursos pesqueiros subexplotados são aqueles pouco explorados por não terem valor comercial. A falta de interesse dos pescadores faz com que sejam descartados, frequentemente mortos ou machucados e sem condições de se reestabelecerem, quando capturados acidentalmente durante a pesca de espécies de maior valor.

O não aproveitamento polui a água e aumenta a pressão sobre outros recursos pesqueiros, o que acarreta em desequilíbrios ambientais e pode levar à extinção por sobreexplotação.

Um dos modos de reduzir o problema seria demonstrar o valor nutricional das espécies subexplotadas, levando a reconhecimento de seu valor e a possibilidade de maior inserção no mercado consumidor. A Contribuição de Espécies Subexplotadas na Manutenção da Biodiversidade Marinha e sua Transformação em Recurso Pesqueiro Sustentável: uma Abordagem Interdisciplinar em Eco-Nutrição – Espécies Subexplotadas e sua Transformação em Recurso Pesqueiro Sustentável, iniciativa liderada pela Fundação Educacional Ciência e Desenvolvimento, prevê a elaboração de recomendações dietéticas para algumas espécies hoje descartadas, especialmente de políticas públicas em nutrição e segurança alimentar, identificando ainda prováveis novas fontes de omega-3 e vitamina D. Será estudada também a contaminação por micropoluentes resultantes do descarte.

O aumento da eficiência na cadeia produtiva destes alimentos é vital para a sustentabilidade da pesca no futuro, em que se busca o aumento da segurança alimentar com menos recursos naturais, sob a abordagem da nutrição com preocupação ambiental , a eco-nutrição.

 

Situação

Concluído

Ano início

2016

Bioma

Marinho Costeiro

'

mapa de atuação

Local onde acontece o Eco-Nutrição

Expandir o mapa