SISTEMAS LAGUNARES

voltar

O que é

As lagunas são ambientes de grande importância para a biodiversidade costeira e sofrem constantemente o impacto de ações do homem. Formadas a partir de processos de erosão e sedimentação que isolam antigas baías, têm águas claras e salobras, menos salgadas que a dos oceanos.

Com coordenação da Fundação Educacional Ciência e Desenvolvimento, o objetivo do projeto é entender e descrever os principais mecanismos que controlam a dinâmica dos sistemas lagunares do Leste Fluminense. Com isso, será possível traçar um paralelo entre a atividade pesqueira atual e identificar os fatores que controlam a produtividade biológica neste ecossistema.

A iniciativa também contempla, do ponto de vista científico, o desenvolvimento de uma base teórica para a análise de problemas envolvendo a explotação de recursos pesqueiros, além de meios de conservação dos recursos naturais da região.

Para tanto, pretende-se apresentar uma série de fóruns de discussão para capacitar os diversos atores e gestores ambientais da comunidade no uso de ferramentas relacionadas a gestão dos recursos lagunares, redução dos impactos ambientais e/ou recuperação de áreas degradadas.

Situação

Concluído

Bioma

Marinho Costeiro

'

mapa de atuação

Local onde acontece o Sistema Lagunares

Expandir o mapa