UM MILHÃO DE ÁRVORES PARA O XINGU

voltar

O que é

Foto: Alexandre Ferrazoli/Funbio

 

O projeto Um Milhão de Árvores para o Xingu teve inicio em 2016 e tem como objetivo plantar um milhão de árvores de espécies nativas nas cabeceiras e nascentes do Rio Xingu, no Mato Grosso. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Funbio, o Rock in Rio e o Instituto Socioambiental (ISA) e tem a duração de três anos. Além de contribuir para a restauração florestal, o projeto gerará renda para mais de 420 coletores da Rede de Sementes do Xingu, entre indígenas, agricultores familiares e extrativistas da região. A iniciativa tem o Rock in Rio como doador, e faz parte do projeto socioambiental da empresa, o Amazonia Live.

“Ficamos felizes com o reconhecimento de nosso trabalho. E, no primeiro plantio, estava ao lado de minha mãe e das sementes de onde nasci”, diz Milene Alves, que desde os 14 anos participa da rede na localidade de Nova Xavantina, no Mato Grosso. Em 2016, a hoje estudante de ciências biológicas representou os mais de 400 coletores da Rede de Sementes no anúncio do Amazonia Live, no Rio: “Foi uma viagem de emoções”.

A técnica de plantio é a “muvuca”, uma mistura de sementes com adubo e areia, que forma um elemento único próprio para a formação da estrutura da floresta. Maquinário normalmente utilizado na agricultura ganha outra função ao ser empregado na restauração florestal. As mudas se sucedem, com diferentes tempos de crescimento: preparam o solo, criam sombras, favorecendo o desenvolvimento das árvores.

 

ODS

Situação

Concluído

Ano início

2016

Bioma

Amazônia

Ver mapa de atuação
420

COLETORES ENVOLVIDOS

1

MILHÃO DE ÁRVORES

'

Parceiros

Nome da empresa

mapa de atuação

Locais onde acontece o Amazonia Live

Expandir o mapa