Criado para dar continuidade à missão do GEF Mar 1, o projeto Conservação da Saúde e Integridade dos Ecossistemas Costeiros e Marinhos do Brasil – GEF Mar 2 foi assinado em julho de 2025. Seu objetivo é garantir a sustentabilidade financeira das áreas protegidas marinhas e costeiras, garantindo a conservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos em mais de 14 milhões de hectares distribuídos em 28 unidades de conservação. Com duração até 2030, o projeto prevê um investimento total de US$ 14,3 milhões (o equivalente a mais de R$ 77 milhões na cotação atual), oriundos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e implementados pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
Esse valor será investido na ampliação dos esforços para proteger, conectar e gerir os ambientes costeiros e marinhos do Brasil, fortalecendo e estruturando as áreas protegidas; consolidando estratégias de financiamento, capacitação e manejo; apoiando projetos comunitários; aprimorando o monitoramento da biodiversidade; e implementando tecnologias inovadoras para garantir o uso sustentável dos recursos marinhos.
Ainda em fase de estruturação e planejamento, a previsão é de que as ações do programa comecem em 2026.
A coordenação técnica do GEF Mar 2 é feita pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com gestão e execução do FUNBIO.
Quando utilizar: Participantes de processos de compras e contratações que entendam que a política de compras e contratações do FUNBIO não foi observada em algum processo específico.
Quando utilizar: O FUNBIO, declara-se responsável pelo tratamento e proteção dos dados pessoais e sensíveis, para os fins indicados em sua Política de Privacidade. O FUNBIO disponibiliza este canal como meio de contato sobre qualquer assunto relacionado a esta Política de Privacidade.