O Edital Floresta Viva – Bacia do rio Xingu tem como objetivo apoiar a implementação de ações de restauração ecológica e fortalecimento das cadeias produtivas associadas à restauração na Bacia do Rio Xingu, nos estados do Pará e Mato Grosso.
A região, também chamada de Corredor de Diversidade Socioambiental do Xingu, tem sido ameaçada pelo avanço do desmatamento na Amazônia Oriental, e sofreu perdas constantes áreas de vegetação nativa na última década.
A primeira chamada do edital é financiada com recursos do BNDES, da Energisa, do Fundo Vale e da Norte Energia, e disponibilizará mais de R$ 20,3 milhões para apoio de 4 (quatro) projetos, que preveem a restauração de 700 hecatres nos próximos quatro anos;
A segunda chamada do Edital teve sua janela de inscrição encerrada no dia 07 de novembro de 2025, em que serão disponibilizados até 6,3 milhões de reais para o apoio de até 6 (seis) projetos.
O FUNBIO atua como parceiro gestor do Floresta Viva, sendo responsável pela condução e operacionalização do edital.
Apoiador KfW: “primeira chamada do edital é financiada com recursos do BNDES, da Energisa, do Fundo Vale, da Norte Energia e do KfW”
Veja cada uma das instituições com projetos selecionados pelo Edital Bacia do Rio Xingu.
Quando utilizar: Participantes de processos de compras e contratações que entendam que a política de compras e contratações do FUNBIO não foi observada em algum processo específico.
Quando utilizar: O FUNBIO, declara-se responsável pelo tratamento e proteção dos dados pessoais e sensíveis, para os fins indicados em sua Política de Privacidade. O FUNBIO disponibiliza este canal como meio de contato sobre qualquer assunto relacionado a esta Política de Privacidade.