Pró-Mata

voltar

Sobre o subprojeto

Instituição responsável: Pátio das Artes

O projeto aconteceu no município de Roseira, São Paulo, na Fazenda Boa Vista. Localizada na bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, a fazenda sedia o Centro de Estudos Ambientais do Vale do Paraíba – CEAVAP e a Faculdade de Roseira – FARO. É reconhecida pela UNESCO como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. A Fazenda Boa Vista possui uma área total de 27 hectares e foi marco das diversas atividades produtivas desenvolvidas ao longo dos séculos. A necessidade de ações voltadas para a recuperação e preservação dos recursos naturais é crescente no Vale do Paraíba, que por ser uma região muito urbanizada e a mais desenvolvida economicamente do país, apresenta sérios problemas ambientais de poluição dos rios e do ar, destruição da cobertura natural de florestas, deterioração da qualidade de vida nas áreas urbanas, descontrole da migração humana, maior demanda de energia, entre outros.

A iniciativa conseguiu restaurar oito hectares de áreas degradadas. Realizou três oficinas de nucleação. Capacitou quatro estagiários para implantação da técnica de plantio total, 15 trabalhadores autônomos, da comunidade local, para implantação de técnicas de Restauração Florestal, alunos da Faculdade de Roseira para a implantação de pesquisa sobre fauna edáfica e avaliação de bioindicadores. Identificou a fauna edáfica presente em toda a área de abrangência do projeto Pró Mata e realizou dois trabalhos de Conclusão de Curso de alunos da Faculdade de Roseira.

"“Nosso lema no projeto era a gestão compartilhada. Firmamos um acordo de que toda a gestão seria feita utilizando mão de obra local. Buscamos os plantadores de floresta da região e conseguimos formar uma equipe com mais de 30 pessoas. Foi uma experiência nova muito interessante, com financiadores superatenciosos. O corpo técnico do TFCA/Funbio tem uma visão diferenciada, flexibilidade para mudar o que estava previsto, não é problemático. Foi muito bom poder contar com um financiador desse tipo, pois havia um canal de diálogo”. Edson de Oliveira Junior (Pátio das Artes) "

Situação

Concluído

Ano início

1001

Bioma

Mata Atlântica

'