Produção de Açaí através do Manejo Sustentável do Euterpe edulis

voltar

Sobre o subprojeto

Instituição responsável: Associação Brotar é Crescer – ABC

O projeto foi realizado no município de Antônio Carlos, em Florianópolis. O município é caracterizado por uma forte agricultura familiar, considerado o maior produtor de hortaliças da grande Florianópolis, o município é cercado por grandes áreas de florestas nativas com bastante presença do palmiteiro (Euterpe edulis).

Garantir a preservação do palmiteiro na floresta, aumentar a médio prazo a sua população por meio do plantio de sementes e oferecer uma nova renda para o agricultor familiar com a extração do fruto para a fabricação de polpa para comercialização eram alguns dos objetivos do projeto

A iniciativa realizou o diagnóstico florestal do município que mostrou os locais de abrangência do palmiteiro e as áreas a serem recuperadas com plantio do palmito, fez o estudo de viabilidade econômica e de mercado consumidor, fundou a Cooperativa Sabor da Mata (COSMATA). Realizou um curso de Manejo e legislação do palmiteiro juçara (Euterpe edulis), acompanhado da visita em uma agroindústria que trabalha com polpa de açaí. Comprou equipamentos da agroindústria de produção de polpa de açaí e obteve licenças de funcionamento da agroindústria.

"“Só de apresentar um outro viés do palmito, mostrar para a comunidade que era possível ganhar dinheiro com ele de forma positiva, sem o corte clandestino, o projeto foi muito positivo. Por meio desse conhecimento, dessa vivência, eles se tornaram os guardiões do palmito. Viram que é possível conservar a floresta gerando renda”. Augusto Neves (Associação Brotar e Crescer – ABC) "

Situação

Concluído

Ano início

1001

Bioma

Mata Atlântica

'