Semeando Novos Caminhos

voltar

Sobre o subprojeto

Centro de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Extremo Sul da Bahia – CEPEDES

Aconteceu no Extremo Sul da Bahia e teve como principal objetivo incentivar os agricultores a produzirem sem veneno e integrados com a natureza, e ainda, fazer dos produtores agentes multiplicadores para outras pessoas e comunidade.

O apoio do TFCA proporcionou o Intercâmbio na fazenda Jequitibá (BA) com a participação de produtores de outras comunidades, a conscientização da possibilidade de produzir sem veneno, discussões com outros agricultores a respeito de produzir sem veneno, implantação das áreas iniciais, a Busca constante dos agricultores por variedades de sementes, a Integração do grupos e trabalhos em mutirão.

"Levamos anos ouvindo que agrotóxico não é veneno. O agricultor ouve isso de um técnico que tem mais formação que ele e isso se torna uma verdade absoluta. Desconstruir algo é muito mais difícil do que construir. Faltava um instrumento para a gente dialogar com mais propriedade, que desse mais elementos para a gente criticar o outro modelo de produção. Os recursos do TFCA nos deram essa propriedade. O projeto ganhou amplitude e atingiu mais pessoas do que esperávamos. Conseguimos impactar e persuadir cerca de 400 agricultores. Ivonete Gonçalves de Souza (Cepedes) "

Situação

Concluído

Ano início

1102

Bioma

Mata Atlântica

'