Uma estratégia de Agroconservação na Bacia do Rio Juliana

voltar

Sobre o subprojeto

Organização da Conservação de Terras do Baixo Sul – OCT

O projeto buscou restabelecer os serviços ambientais de uma área considerada de alta produtividade ambiental, mas que vinha sendo degradada há alguns anos devido às necessidades econômicas locais. Foram implantados Sistemas Agroflorestais (SAF) tendo como âncora a cultura do cacaueiro, junto às unidades de agricultura familiar.

A iniciativa atingiu 100% dos seus objetivos em 13 áreas, publicou dois artigos científicos, capacitou 487 agricultores familiares e avaliou a viabilidade econômica dos 5 arranjos de SAF implantados e realizou capacitações em políticas públicas.

"O projeto nos deu a possibilidade de atender tecnicamente esses agricultores (na Bahia) que não tinham nenhum histórico de assistência nesse sentidotécnica. Eles começaram a produzir de forma sustentável, aumentando a sua produtividade e qualificando sua produção e formação profissional, o que também teve efeito positivo sobre mexeu com a autoestima. Hoje eles recebem visitas de agricultores familiares de todo o mundo para conhecer sua experiência. Ana Paula Matos (OCT)"

Situação

Concluído

Ano início

1101

Bioma

Mata Atlântica

'