Jovens cuidando do Cerrado e resgatando a Vida

voltar

Foto: Evandro Rodney

 

Instituição Responsável: Grupo Semente, Semeando para o Desenvolvimento Sustentável

O projeto tem como objetivo principal a permanência de jovens e das suas famílias no campo, com dignidade, por meio da consolidação e ampliação das atividades extrativistas geradoras de renda, da produção até o desenvolvimento de produtos e sua comercialização.

A meta é beneficiar o coletivo Jovens Vivendo no Campo, que contempla jovens, mulheres e homens de uma comunidade rural localizada no município de Chapada dos Guimarães, além de membros de comunidades vizinhas.

O projeto visa valorizar produtos extrativistas e os conhecimentos tradicionais associados à coleta e beneficiamento de plantas do Cerrado. Para isso, serão desenvolvidas atividades de: diagnóstico das atividades extrativistas (com foco principal no cumbaru e jatobá), por meio de levantamentos coletivos de informações e mapeamentos, acompanhamento das atividades de coleta e levantamento de custos; estudos de viabilidade econômica e construção de plano de ação para a potencialização da atividade. Também serão realizadas atividades voltadas ao fortalecimento organizacional do coletivo, para garantir a sustentação dos processos de desenvolvimento comunitário e a viabilização da atividade comercial extrativista.

Estado: Mato Grosso

 

Situação

Em Andamento

Bioma

Cerrado

'