Kapaju: Manejo sustentável do extrativismo do óleo de Copaíba nas TIs Parque do Tumucumaque e Rio Paru d’Este

voltar

Foto: Victor Moriyama/FUNBIO

 

Instituição Responsável: Associação dos Povos Indígenas Waiana e Apalai – Apiwa

Resumo do Projeto: O projeto tem o objetivo de fortalecer a cadeia de valor de óleo de copaíba de modo a aumentar a oferta de copaíba 100 % rastreável no Norte do Pará e Amapá, promovendo conservação da floresta, geração de renda para as populações locais a partir de atividades sustentáveis e do estabelecimento parcerias comerciais éticas.

As ações dessa proposta serão realizadas nas Terras Indígenas Parque do Tumucumaque (com 3.071.067 hectares) e na Terra Indígena Rio Paru d’Este (com 1.195.785 hectares). Por serem contiguas entre si, chamamos essas duas TIs de Complexo Tumucumaque. Este complexo territorial encontra-se na região em que o Brasil faz fronteira com o Suriname e a Guiana Francesa no Norte do Pará e Amapá.

Estas duas terras juntas somam cerca de 4 milhões de hectares, sendo umas das regiões mais preservadas da Amazônia e de difícil acesso podendo se chegar somente através de fretes aéreos. São mais de 4 milhões de hectares preservados que se dividem em Floresta Amazônica, Matas Ciliciares e regiões de Campos e Cerrado. Nesta estão envolvidas as aldeias da região Leste do Tumucumaque e do Rio Paru d’Este, que envolve 23 aldeias indiretamente e diretamente 5 aldeias serão beneficiadas. A região de extrativismo do óleo de copaíba se dá na bacia do Rio Citaré, este e um dos principais afluentes do Rio Paru d’Este e abriga uma reserva de arvores de copaíba acessadas e descobertas pelos indígenas Waiana e Aparai.

O projeto atuará para i) consolidar boas práticas de manejo florestal em atividades extrativistas, visando capacitar os jovens e lideranças indígenas em técnicas de mapeamento florestal e boas práticas de produção que garantam conservação florestal e aumento da produção e ii) consolidar mecanismos que promovam relações comerciais éticas e favoreçam ambos os elos da cadeia, garantindo conservação florestal, na geração de renda e qualidade da produção.

Estado: Amapá e Pará

Terras Indígenas: Parque do Tumucumaque e Rio Paru D´Este 

Povos: Apalai e Wayana

Situação

Em Andamento

Bioma

Amazônia

'