Mosaicos de Proteção do Cerrado

voltar

Foto: Evandro Rodney

 

 

O projeto Mosaicos de Proteção do Cerrado, desenvolvido pelo Instituto Cerrados, tem três objetivos, são eles: (1) Elaborar o Plano de Manejo de 11 Reservas Particulares de Patrimônio Natural – RPPNs; (2) Submeter 10 propostas de criação de RPPNs ao ICMBIO; (3) Disponibilizar o Suindara, Sistema de Alerta de Queimadas e Desmatamento, e equipamentos de combate ao fogo.

O primeiro objetivo concentra esforços no Mosaico de Proteção da Serra dos Pireneus, o mosaico mais denso de RPPNs do país. Serão elaborados os Planos de Manejo das RPPNs selecionadas, que serão feitos de forma integrada, tendo em vista a proximidade e o contexto ecológico em que estão inseridas.

O segundo objetivo, inclui a criação de RPPNs nos municípios goianos de Cavalcante, Teresina de Goiás, Mambaí, Pirenópolis e o município de Buritis, em Minas Gerais. Esse trabalho dá continuidade às ações de criação de RPPN no Estado, onde já são apoiadas a criação de 22 RPPNs.

Tendo em vista a importância intrínseca do manejo adequado do fogo na conservação do Cerrado, o projeto fornecerá às RPPNs contempladas, apoio para mitigar os efeitos das queimadas não programadas por meio do acesso ao Suindara – Sistema de Alerta de Queimadas e Desmatamento, bem como capacitação e equipamentos de combate e prevenção ao fogo para as brigadas envolvidas.

O projeto tem duração total de 18 meses e espera-se que ao final sejam criadas 11 RPPNs (somando 1.614 hectares) e sejam elaborados Planos de manejo de outras 11 RPPNs já criadas (somando 64 hectares).

 

Situação

Em Andamento

Ano início

2022

Bioma

Cerrado

'