Projeto Aroeira para Conservação de Terras Privadas

voltar

Foto: Evandro Rodney

 

 

O Projeto Aroeira para Conservação de Terras Privadas, executado pela FUNATURA, tem como objetivo contribuir com a redução do desmatamento, protegendo áreas particulares relevantes no Cerrado, localizadas nos maiores fragmentos de Cerrado contínuo do país, a Chapada dos Veadeiros – GO e o Jalapão – TO.

Para alcance desse objetivo o projeto atuará em duas linhas de ação que são: criação de Reservas Particulares de Patrimônio Natural – RPPNs e a elaboração de Planos de Manejo para RPPNs.

Para a criação de RPPNs foram selecionadas cinco propriedades na região da Chapada dos veadeiros. Foram priorizadas áreas localizadas no setor Sul de Veadeiros, onde está localizado o Parque Estadual Águas do Paraíso (PEAP). Destas, duas estão na bacia do rio dos Couros, uma na nascente (Planeta Verde) e outra na foz (Flor do Cerrado), limítrofe ao PEAP; e outras três (Terra Krya 1, Terra Krya 2 e Terra Krya 3) na bacia do Tocantinzinho, cerca de 14 km do Parque.

Para a elaboração dos Planos de Manejo foram selecionadas sete RPPNs, sendo seis na Chapada dos Veadeiros e uma no Estado de Tocantins, localizada a menos de 10 km do Parque Estadual do Jalapão, considerada uma das áreas privadas mais relevantes da região.

Das 7 RPPNs que receberão apoio para elaboração dos Planos de Manejo, 5 são iniciativas de mulheres que adquiriram as áreas para conservação. As outras duas, também têm forte contribuição de mulheres participando ativamente da iniciativa, mas dividindo com outros atores.

O projeto tem duração total de 18 meses e espera-se que ao final sejam criadas 5 RPPNs, somando ao todo 500 hectares. Também serão elaborados 7 Planos de Manejo de outras RPPNs já criadas, somando 1.470 hectares. No total serão 12 RPPNs atendidas pelo projeto, contribuindo com a proteção de aproximadamente 2.000 hectares.

Situação

Em Andamento

Ano início

2022

Bioma

Cerrado

'