RPPN Vale dos Encantados

voltar

Foto: Evandro Rodney

 

 

O projeto RPPN Vale dos Encantados, executado pela FADENOR, tem como objetivo apoiar a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural – RPPNs, em áreas de Cerrado inseridas na Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço.

Dentre os objetivos específicos prevê a criação de duas RPNNs, a conscientização sobre a importância da criação de Reservas Particulares, e a identificação de mais proprietários interessados na criação de RPPNs na região.

Serão realizadas reuniões em comunidades com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para a divulgação do projeto. A partir destas reuniões, a FADENOR realizará visitas técnicas nas propriedades interessadas.

Nesta etapa, serão realizados os monitoramentos de flora e fauna para demostrar a importância ecológica da área. Assim, com base nas informações anteriores, a instituição realizará o mapeamento das áreas, verificará a localização das mesmas em relação a Unidade de Conservação mais próxima, o Parque Nacional Sempre Vivas (PNSV), e fará a conectividade destas com fragmentos de áreas naturais.

O projeto tem duração de 18 meses e espera-se que ao final, sejam criadas duas RPPNs no município de Olhos D’Água, somando 130 hectares, de forma a contribuir para a conexão de fragmentos de áreas naturais dentro da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço. E, ainda promover o interesse por parte de outros proprietários para a futura criação de outras RPPNs, o que possibilitará ao município o aumento do valor do ICMS Ecológico recebido, a ampliação do ecoturismo e o ganho ambiental.

 

Situação

Em Andamento

Ano início

2022

Bioma

Cerrado

'