Vigilância e monitoramento dos limites das Terras Indígenas Uaçá e Juminã

voltar

Foto: Victor Moriyama/FUNBIO

 

Instituição Responsável: Associação Indígena do Povo Karipuna – AIKA

Resumo do projeto: Aprimorar a proteção territorial das Terras Indígenas (TIs) Uaçá e Juminã por meio de iniciativas indígenas autônomas de vigilância e monitoramento. O projeto pretende mobilizar representantes indígenas das cinco regiões do Oiapoque para pactuar estratégias conjuntas de ação.

Serão realizadas expedições frequentes de vigilância e monitoramento visando à manutenção dos limites secos da demarcação, à sua sinalização com placas e à identificação de potenciais invasões. Além das expedições, o projeto prevê a melhoria da infraestrutura de um posto de vigilância situado em um dos locais mais vulneráveis a invasões na região (especialmente de seu sistema de energia, comunicação e alojamento). Espera-se que as informações levantadas pelo projeto sobre invasões e atividades ilegais em território indígena contribuam para a atuação dos órgãos responsáveis por sua fiscalização. O projeto também prevê a elaboração de um plano de comunicação que buscará trazer informações sobre os resultados das expedições, contribuindo para a visibilização e fortalecimento das estratégias indígenas de vigilância e monitoramento dentro dos territórios, bem como para o seu reconhecimento por parte da sociedade de forma mais ampla.

Um dos grupos chave para a implementação do projeto são os Agentes Ambientais Indígenas, jovens formados como técnicos em meio ambiente, que estarão à frente das atividades nas aldeias.

Estado: Amapá

Terras Indígenas: Juminã e Uaçá

Povos: Karipuna, Galibi Marworno e Palikur

Situação

Em Andamento

Bioma

Amazônia

'