O subprojeto Pescando tradições e compartilhando saberes realizado pela Associação dos Pescadores Artesanais e Amigos da Praia da Pitória (APAAPP) tem por principal objetivo promover a integração e desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária (TBC) da pesca artesanal da Lagoa de Araruama, a partir da integração das cinco associações de pescadores da região, localizadas em 03 cidades da Região dos Lagos. Pretende-se com essa integração atingir os seguintes objetivos específicos: 1) Promover intercâmbio com pescadores de Ilhabela, que praticam o TBC para comutar experiências e ampliar as perspectivas dos grupos envolvidos; 2) Promover 03 cursos para Habilitação de 40 pescadores e pescadoras na Capitania dos Portos, em turismo de base comunitária e na confecção de artesanato e biojóias; 3) Adquirir equipamentos e materiais para realizar o TBC; 4) Adequar 45 embarcações dos pescadores à legislação da Capitania dos Portos para atender ao turismo (dupla classificação: pesca e transporte de passageiros); 5) Contribuir com a melhoria da infraestrutura local; 6) Divulgar o projeto “Pescando tradições e compartilhando saberes” de atividade do TBC pesca artesanal nas mídias sociais. Ao fim do subprojeto, é esperado 45 embarcações preparadas e equipadas para o TBC na laguna, e 40 pescadores e pescadoras familiares habilitados para atender aos visitantes, em parceria com uma operadora de turismo de base comunitária para a venda dos roteiros dos passeios (percursos) e do artesanato.
Quando utilizar: Participantes de processos de compras e contratações que entendam que a política de compras e contratações do FUNBIO não foi observada em algum processo específico.
Quando utilizar: O FUNBIO, declara-se responsável pelo tratamento e proteção dos dados pessoais e sensíveis, para os fins indicados em sua Política de Privacidade. O FUNBIO disponibiliza este canal como meio de contato sobre qualquer assunto relacionado a esta Política de Privacidade.