FUNDAR – Guardiãs das Tradições Pesqueiras

voltar

O subprojeto Guardiãs das Tradições Pesqueiras tem por objetivo impulsionar a geração de renda e o fortalecimento da organização comunitária dos grupos femininos de marisqueiras, caiçaras e quilombolas em defesa do modo de vida artesanal da pesca, valorizando a história do município de Armação dos Búzios-RJ.

O projeto tem origem entre mulheres que anseiam contar a história do município por meio da culinária, do artesanato e do turismo cultural afro-buziano, preservando as narrativas trazidas por gerações e que, segundo elas, estão se perdendo. Nesta proposta serão contempladas mulheres das instituições (1) Marisqueiras da Rasa, (2) Bonecas Negras e (3) Mulheres Caiçaras de Búzios.

O projeto realizará ações de educação ambiental para o fortalecimento da organização social/comunitária das mulheres e suas famílias, tendo como mote a geração de renda a partir do incentivo físico/financeiro aos empreendimentos que já desenvolvem.

A valorização da cultura pesqueira é o grande elo de interesse entre as três, contribuindo para a manutenção da história do município de Armação de Búzios. As ações pedagógicas estão desenhadas de modo que possam promover um intercâmbio de saberes, ações e troca de experiência entre elas. A geração de renda terá como fonte o desenvolvimento de um empreendimento turístico que irá integrar todas as Aglutinadas. 

Situação

Em Andamento

Ano início

2022

Bioma

Marinho Costeiro

'

mapa de atuação

Expandir o mapa