Mulheres Nativas

voltar

O que é

Foto: divulgação do projeto Mulheres ativas 

 

Apesar da atividade pesqueira ser exercida majoritariamente por homens, é inegável o papel das mulheres pescadoras, marisqueiras, catadoras, descascadoras, fileteiras, remendeiras e vendedoras na cadeia produtiva artesanal do pescado nacional. Entretanto, as mulheres são muitas vezes deixadas de lado em estatísticas pesqueiras e benefícios trabalhistas, gerando problemas sociais e econômicos para a categoria.

Em Arraial do Cabo, município da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, um grupo de pescadoras criou a associação Mulheres Nativas Cooperativa de Mulheres Produtoras da Pesca Artesanal e de Plantas Nativas da Região dos Lagos. Orientadas por princípios de cooperação, elas buscam transformar a realidade desfavorável por meio de engajamento coletivo para construir um novo modo de vida, trabalho e convívio.

A falta de visibilidade e reconhecimento do trabalho desenvolvido e a necessidade de complementação da renda familiar levaram essas mulheres a compor um espaço feminino de deliberação democrática e economia solidária.

O FUNBIO apoia a iniciativa Mulheres Nativas: Ativas na pesca com objetivo fortalecer a geração de trabalho, formação e renda para estruturar as atividades produtivas de pesca da cooperativa. Dessa forma, será possível ampliar a estrutura já existente e impactada pela baixa do turismo na cidade durante a pandemia da COVID-19 e pela vulnerabilidade de algumas mulheres próximas à terceira idade.

O projeto pretende garantir às cooperadas e profissionais da associação uma infraestrutura sanitária adequada para trabalho durante o período de pandemia, além de estimular o aperfeiçoamento do negócio da pesca artesanal feminina em Arraial do Cabo. A instituição pretende pescar e beneficiar, semanalmente, 60 quilos (kg) de peixe. O pescado será filetado e preparado em forma de nugget, almôndegas, hambúrguer, quibe, conservas e pratos prontos. O beneficiamento gera em média 18kg de produtos comercializáveis.

Também é esperado o reconhecimento da atuação pesqueira feminina como uma atividade importante para a economia e a manutenção dos saberes.

Situação

Em Andamento

Ano início

2021

Bioma

Marinho Costeiro

'

mapa de atuação

Expandir o mapa