Este projeto tem como objetivo central proporcionar a geração de renda que venha a contribuir para a qualidade de vida das famílias de cinco aldeias assistidas pela Associação Indígena PORE Kayapó, são elas a aldeia Kranhkrô, Kokokuedjá, Potikrere, Piokotikrô-Juari e Ngônhum tire.
Para que essa proposta seja concretizada se faz necessário uma série de ações coordenadas com a participação direta das comunidades que serão assistidas. Vale ressaltar que todas as ações contarão com a participação diretas de atores indígenas, considerando homens, anciãos e adultos, mulheres e jovens. Será feito uma triagem, pela própria comunidade, dos profissionais indígenas que serão contratados para atuarem ao longo da execução do projeto. Será feito, também, a contratação de profissionais não indígenas que darão sua contribuição para uma boa execução do projeto.
A contratação desses profissionais será necessária para se obter resultados positivos. Dentro dessa perspectiva será feito um levantamento minucioso dentro das comunidades, em especial junto aos anciãos mestres no ofício que detém os saberes ancestrais da confecção dos bens culturais material e imaterial. Nesse sentido será feito a catalogação de cada artefato com o histórico sobre todos os aspectos que os envolvem. Na sequência das ações faremos o levantamento dos artefatos que deixaram de ser produzidos e incentivaremos a retomada de sua produção como forma de resgatarmos e resguardarmos esses bens culturais.
Dessa forma o projeto pretende fortalecer a prática dos modos de fazer desses bens. Após essas primeiras ações faremos a seleção junto com os profissionais indígenas de todos os artefatos produzidos organizando-os por categoria. Dentro desse contexto será feito uma estruturação da produção artesanal dos artefatos selecionados para o mercado consumidor. No contexto das oficinas e da produção dos artefatos serão adquiridos materiais e ferramentas necessárias para esse fim.
Como forma de trabalhar um marketing para a ação de comercialização dos produtos e dar visibilidade às ações do projeto e da Associação Indígena PORE Kayapó, será contratado o serviço de um profissional da área de TI para a criação do site para a apresentação dos produtos resultantes do projeto a serem comercializados. É importante dizer que cada artesão produtor terá um código individual assim como cada produto terá o seu código com as especificações do produto, matérias primas, povo, Terra Indígena, localização e preço. Esses códigos estarão impressos em etiquetas que acompanharão cada produto.
Como forma de inserção desses produtos no mercado, o projeto buscará construir e consolidar parcerias com o mercado varejista de artes e artesanatos e entidades governamentais e privadas, promotoras de eventos, para garantir o escoamento dos produtos, pois existe um mercado para o comércio de artes e artesanatos muito forte e dinâmico em nível nacional e internacional com redes de lojas desses produtos, assim como as feiras e eventos que acontecem ao longo de todos os anos por todo o Brasil e fora do Brasil. Uma ação necessária que dará uma grande contribuição para um bom resultado nesse processo é o fortalecimento administrativo da Associação Indígena PORE Kayapó. Para isso será contratado um curso de gestão para o terceiro setor onde todos os membros da associação irão participar. Esse curso será aberto aos jovens, homens e mulheres da comunidade. A associação atuará estrategicamente para incentivar esses jovens a participarem deste curso.
SituaçãoEm Andamento |