O principal objetivo da Associação Mekragnotire Sul (AMS) é lutar contra práticas de exploração ilegal dos recursos da floresta, da terra e dos rios, além de defender os diretos dos povos indígenas. Faz parte da prerrogativa da associação promover atividades imprescindíveis à conservação dos recursos ambientais necessários ao bem-estar de nossas comunidades, além de promover intercâmbios culturais com outras entidades indígenas e não indígenas, nacionais e internacionais.
O projeto Kukradja Otyj (fortalecer associação) tem como objetivo o fortalecimento institucional e estrutural da Associação Mekragnotire Sul. A meta é estruturar a sede da associação com equipamentos e materiais para garantir o desenvolvimento das atividades do dia-a-dia. Com a associação estruturada, outras linhas de ação poderão ser desenvolvidas com mais facilidade e precisão. Através da aquisição de equipamentos e insumos também pretende-se fortalecer e melhorar os sistemas agroflorestais (SAFs) existentes nas comunidades que foram implantados por outra organização nas aldeias Kadjàtnhõro, Kororoti e Omejkrãkum.
Ações:
a) Realizar uma assembleia geral anual para participação de todos os membros da organização, bem como para a escolha e indicação de uma mulher indígena, para representar as mulheres na participação de diretoria da organização.
b) Adquirir equipamentos e insumos para aumentar a produção de alimentos para subsidiar as necessidades das comunidades indígenas, a fim de melhorar e garantir a segurança alimentar nas aldeias, bem como a recuperação de áreas degradadas.
c) Adquirir materiais e equipamentos para a sede da associação, com o objetivo de garatir a eficiência na realização dos trabalhos.
d) Realizar oficina de capacitação em SAFs.
Resultados esperados
a) Assembleia anual realizada, com a inclusão de 01 indígena como representante das mulheres na Diretoria da Organização;
b) Sede da Associação Mekragnotire Sul estruturada com equipamentos e com equipe qualificada;
c) SAFs das aldeias Kadjàtnhõro, Kororoti e Omejkrãkum, estruturados, enriquecidos e produtivos;
d) 20 indígenas capacitados em sistema de agroflorestais (SAFs);
Quando utilizar: Participantes de processos de compras e contratações que entendam que a política de compras e contratações do FUNBIO não foi observada em algum processo específico.
Quando utilizar: O FUNBIO, declara-se responsável pelo tratamento e proteção dos dados pessoais e sensíveis, para os fins indicados em sua Política de Privacidade. O FUNBIO disponibiliza este canal como meio de contato sobre qualquer assunto relacionado a esta Política de Privacidade.