Conservando o Pajeú – Criando RPPNs no semiárido Pernambucano

voltar

O projeto Conservando o Pajeú – Criando RPPNs no semiárido Pernambucano objetiva mobilizar, executar estudos e auxiliar na criação de pelo menos 3 RPPNs na região da bacia hidrográfica do rio Pajeú em Pernambuco. Essa região é chave para a conservação da biodiversidade, tendo em seus limites, a presença de várias áreas identificadas como prioritárias para a conservação da Caatinga sendo encontradas aves ameaçadas de extinção.

Busca-se a mobilização de atores sociais interessados na criação de RPPNs por meio da realização de oficinas. Após a mobilização de interessados, serão conduzidos todos os estudos técnicos para atestar o potencial de conservação da biodiversidade e análise jurídica de documentação fundiária para a criação das RPPNs.

O projeto também prevê a adoção de estratégias direcionadas de comunicação sobre a temática de criação de áreas protegidas privadas e a execução de um curso com atores sociais e instituições locais, visando promover um desenvolvimento de capacidades e de informações educativas relacionada a temática de criação de UCs na região do Pajeú.

É esperado que após as ações do projeto, efetive-se a criação de pelo menos 3 áreas protegidas do bioma Caatinga, bem como uma formação de recursos humanos capacitados para ampliar as possibilidades futuras de criação de RPPNs, trazendo ainda o horizonte de implementação destas áreas por meio de um plano de manejo em um momento posterior

Situação

Em Andamento

Bioma

Caatinga

'