APOIO À CADEIA PRODUTIVA DA RESTAURAÇÃO NA APA CHAPADA DO ARARIPE

voltar

O QUE É

Foto: Marizilda Cruppe/FUNBIO

Instituição Responsável: Centro de Pesquisa Ambientais do Nordeste – CEPAN

 

O projeto tem por objetivo elaborar um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas para a Área de Proteção Ambiental (APA) Chapada do Araripe, localizada no bioma Caatinga, e recuperar ao menos 50 hectares em seu interior em 30 meses.

A recuperação acontecerá por meio de técnicas que favoreçam a auto recuperação local, potencializando a expressão da regeneração natural, mobilizando pessoas através da estruturação de uma cadeia produtiva de restauração baseada no fortalecimento de seus elos mais estratégicos: os coletores de sementes e produtores de mudas de espécies nativas da região, e implantando sistemas agroflorestais (SAFs) como metodologias de recuperação de áreas degradadas.

Esta recuperação priorizará metodologias de baixo custo, incluindo intervenções que permitam usos econômicos, e que, recuperem Áreas de Preservação Permanente (APP) e áreas de ocorrência de espécies ameaçadas de extinção. Buscando maior envolvimento das comunidades locais no projeto, serão realizados treinamentos nas temáticas de interesse para induzir a participação de atores locais no processo de restauração e implantação de SAFs.

Ainda, os treinamentos e as ações previstas para serem realizados pelo Projeto priorizarão o público feminino, no intuito de promover a equidade de gênero no âmbito da restauração florestal e fortalecimento de lideranças femininas locais.

Situação

Em Andamento

Bioma

Caatinga

mapa de atuação

Expandir o mapa