RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS NA RESERVA BIOLÓGICA MARECHAL CÂNDIDO MARIANO RONDON E FORMAÇÃO DE BRIGADAS COMUNITÁRIAS – MIRANDA, MS

voltar

Instituição Responsável: Fundação Neotrópica do Brasil

O subprojeto Recuperação de Áreas Degradadas na Reserva Biológica Marechal Cândido Mariano Rondon e Formação de Brigadas Comunitárias – Miranda, MS tem como objetivo executar a restauração de 32 hectares de área antropizada, localizada no interior da Reserva Biológica Municipal Marechal Cândido Mariano Rondon, através de diferentes técnicas de restauração. E promover a formação de uma brigada comunitária para o combate a incêndios no interior e entorno de Unidades de Conservação e outros remanescentes florestais em conjunto com as comunidades do entorno.

Como primeira medida será elaborado um plano de recuperação da área degradada, que deverá conter o mapeamento inicial de toda a área a ser trabalhada, com a identificação e demarcação das áreas antropizadas aptas para a restauração, e o mapeamento do entorno da unidade para a verificar a densidade florestal e consequentemente o acúmulo de material combustível. Pretende-se mobilizar moradores de comunidades locais, para que esses possam ser capazes de contribuir para o processo de recuperação das áreas degradadas da Unidade de Conservação durante a execução do projeto e a longo prazo.

A partir do plano de recuperação, será iniciado o processo de recuperação das áreas degradadas localizadas no interior da UC, através de diferentes métodos previamente estabelecidos, levando em consideração as características dos locais para a escolha do método mais adequado. Será realizado o acompanhamento do processo de recuperação das áreas degradadas, a fim de se garantir que a restauração está em curso e que, se preciso, medidas adequadas sejam tomadas.

Moradores do entorno da UC serão capacitados e receberão materiais para formar brigadas comunitárias, para a execução das atividades do plano de contingência para riscos de incêndio no interior e entorno da reserva, assim como outras áreas particulares.

Situação

Em Andamento

Bioma

Pantanal

'