RECUPERAÇÃO E ETNOECOLOGIA PARA O RECAATINGAMENTO DO MONUMENTO NATURAL DO RIO SÃO FRANCISCO

voltar

Instituição Responsável: INSTITUTO TERRA VIVA

O subprojeto Recuperação e Etnoecologia para o Recaatingamento do Monumento Natural do Rio São Francisco tem como objetivo recuperar áreas demonstrativas e experimentais do Monumento Natural do Rio São Francisco, utilizando metodologias participativas e princípios e práticas da etnoecologia, agroecologia e educação ambiental.

A aplicação do projeto terá o Assentamento Lameirão como epicentro, além de comunidades adjacentes, no município de Delmiro Gouveia-AL. Ao todo, a área de atuação, compreende 11.500 ha, segundo estimativa do IBGE, comportando 350 moradias e uma população de 1.500 habitantes. Como etapa inicial, os representantes das comunidades serão mobilizados e sensibilizados, oportunizando, assim, explicitar os objetivos e intenções do projeto. Logo após, será realizada a seleção das famílias participantes. O critério de seleção está embasado na participação ativa, na cadeia produtiva local, sendo contempladas 300 (trezentas) famílias, esperando-se 2 (dois) representantes por família, totalizando 600 pessoas participantes.

A capacitação técnica que objetiva fornecer aparato teórico e prático aos participantes, em todo o processo, ocorrerá incentivando a sensibilização dos indivíduos, por meio de palestras, aplicação de dinâmicas e troca de saberes entre os grupos. Serão promovidas visitas de campo, excursões e intercâmbios que permitirão o reconhecimento prático de espécies nativas e de experiências de manejo sustentável que obtiveram sucesso. As capacitações abordarão técnicas fundamentais para o desenvolvimento da referente proposta, como: métodos de implantação de Sistemas Agroflorestais, seleção, coleta, beneficiamento de sementes, experimentações de quebra de dormência das sementes, produção de mudas, técnicas de viveirismo e seleção de espécies arbóreas, por exemplo. Ao todo, serão implantadas 20 unidades demonstrativas, cada uma contendo 0,5 ha.

Situação

Em Andamento

Bioma

Caatinga

'