MATA ATLÂNTICA

voltar

O que é

Foto: Marizilda Cruppe

 

Hoje, restam na Mata Atlântica apenas 8,5% de fragmentos florestais bem conservados. O bioma, que originalmente se estendia por 1,3 milhão de km², é o lar de 120 milhões de pessoas e responde por 70% do PIB nacional. É um dos hotspots mundiais, ou seja, uma das áreas mais ricas em biodiversidade (e também mais ameaçadas) do planeta. Constitui um significativo sumidouro de carbono para o clima global, e estima-se que está entre as áreas que mais sofrerão com as mudanças climáticas. Para reduzir esse impacto foi criado o projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica, que tem como objetivo contribuir para a conservação da biodiversidade e a restauração ecológica, com ênfase em mosaicos de Unidades de Conservação (UCs) selecionados.

Com duração prevista de 4 anos, o projeto é parte da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável  e da iniciativa Internacional de Proteção do Clima (IKI). O Ministério do Meio Ambiente  instituirá um grupo de trabalho executivo, que terá como objetivo, informar, monitorar e deliberar, quando necessário, sobre a execução técnica e financeira e os resultados do projeto. O Funbio administra os recursos e é responsável pela condução operacional do projeto e a contratação de bens e serviços, bem como o monitoramento técnico e financeiro.

(1) efetivar o sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) nos mosaicos selecionados na Bahia (Mosaico Sul), no Rio de Janeiro (Mosaico Central Fluminense), em São Paulo e no Paraná (Mosaico Lagamar); (2) financiar estudos econômico-financeiros que analisem as atividades necessárias para a restauração de áreas degradadas da Mata Atlântica; (3) implementar medidas de melhoria de infraestrutura desses mosaicos e; (4) montar uma plataforma web que permita que governos locais, ONGs e público em geral troquem informações e experiências aprendidas nos planos municipais de recuperação da Mata Atlântica.

situação

Em Andamento

Ano início

2015

biomas

Mata Atlântica

Ver mapa de atuação.
3

MOSAICOS APOIADOS

65

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

2

MILHÕES DE HECTARES

Parceiros

Nome da empresa

mapa de atuação

Unidades de Conservação apoiadas pelo Mata Atlântica

expandir o mapa