MATA ATLÂNTICA

voltar

O que é

Foto: Marizilda Cruppe

 

Hoje, restam na Mata Atlântica apenas 8,5% de fragmentos florestais bem conservados. O bioma, que originalmente se estendia por 1,3 milhão de km², é o lar de 120 milhões de pessoas e responde por 70% do PIB nacional. É um dos hotspots mundiais, ou seja, uma das áreas mais ricas em biodiversidade (e também mais ameaçadas) do planeta. Constitui um significativo sumidouro de carbono para o clima global, e estima-se que está entre as áreas que mais sofrerão com as mudanças climáticas. Para reduzir esse impacto foi criado o projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica, que tem como objetivo contribuir para a conservação da biodiversidade e a restauração ecológica, com ênfase em mosaicos de Unidades de Conservação (UCs) selecionados.

O projeto é parte da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável  e da iniciativa Internacional de Proteção do Clima (IKI) e teve sua vigência prorrogada até dez/2020. É composto por dois módulos, um de cooperação técnica por meio da GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), e outro de cooperação financeira conduzido pelo FUNBIO, que administra os recursos e é responsável pela condução operacional do projeto, por meio da compra e contratação de bens e serviços, e pelo monitoramento técnico e financeiro. O Ministério do Meio Ambiente coordena todo o projeto através da informação, monitoramento e deliberação, quando necessária, sobre a execução técnica e financeira, bem como acompanhar o avanço de seus resultados.

(1) efetivar o sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) nos mosaicos selecionados na Bahia (Mosaico Sul), no Rio de Janeiro (Mosaico Central Fluminense), em São Paulo e no Paraná (Mosaico Lagamar); (2) financiar estudos econômico-financeiros que analisem as atividades necessárias para a restauração de áreas degradadas da Mata Atlântica; (3) implementar medidas de melhoria de infraestrutura desses mosaicos e; (4) montar uma plataforma web que permita que governos locais, ONGs e público em geral troquem informações e experiências aprendidas nos planos municipais de recuperação da Mata Atlântica.

 

ODS

Situação

Em Andamento

Ano início

2015

Bioma

Mata Atlântica

Parceiros

Nome da empresa

mapa de atuação

Unidades de Conservação apoiadas pelo Mata Atlântica

Expandir o mapa