EPÍFITAS

voltar

Foto: Andréia Martins

A restauração florestal é uma ação importante para a recuperação da Mata Atlântica, bioma severamente alterado pelas atividades humanas. Apesar do crescente esforço em sua restauração no Brasil, pesquisas recentes indicam que a grande maioria dos projetos no bioma ainda apresentam baixa colonização por espécies epífitas vasculares, mesmo após muitos anos. Este é um grupo sensível e bastante especializado de plantas que crescem apoiadas em troncos, lianas e cipós, criando nichos e estabelecendo relações ecológicas únicas com diversos grupos na floresta, incluindo o mico-leão-dourado. Estima-se que cerca de 80% das epífitas vasculares que ocorrem na Mata Atlântica sejam endêmicas do bioma. 

No Projeto A reintrodução de epífitas como estratégia de restauração ecológica na Mata Atlântica a Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD) se propõe a estudar e realizar o enriquecimento com epífitas nativas da Mata Atlântica em áreas que receberam projetos de restauração da instituição. A partir de experimentos controlados com variadas estratégias de reintrodução em locais com diferentes idades de restauração e baixa densidade de epífitas, será avaliada a melhor estratégia para enriquecimento com quatro famílias de plantas (Bromeliaceae, Orchidaceae, Araceae e Cactaceae). Para isso, a AMLD atuará em parceria com pesquisadores da Embrapa Agrobiologia e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 

Após a realização da pesquisa e definição da melhor estratégia, as epífitas serão reintroduzidas em 150,25 hectares de florestas em seis localidades restauradas nos últimos 25 anos, totalmente inseridas ou contíguas a Unidades de Conservação na área de ocorrência do mico-leão-dourado. Este projeto irá ativar toda a cadeia da restauração na região e será realizado com protagonismo de atores locais: RPPNs, fornecedores, prestadores de serviços e a rede de viveiristas formada e apoiada pela AMLD há mais de 10 anos. 

Atividades e resultados do projeto serão integrados aos programas de Educação Ambiental, Comunicação e Ecoturismo da AMLD no Parque Ecológico do Mico-Leão-Dourado e os aprendizados serão amplamente divulgados para permitir iniciativas semelhantes em maior escala no bioma. 

Situação

Em Andamento

Bioma

Mata Atlântica

'

mapa de atuação

Expandir o mapa