MAPES

voltar

Foto: Rodolfo Cabral

O Projeto Recuperação de nascentes e matas ciliares das microbacias hidrográficas da região do MAPES e formação de corredores ecológicos envolvendo RPPN tem como objetivo a recuperação de 372 hectares de áreas degradadas da Mata Atlântica na região do MAPES – Mosaico de Áreas Protegidas, assim como proteção dos cursos d’água e formação de corredores ecológicos. Também foi considerado como critério para seleção das áreas, a proteção de recursos hídricos da região, portanto os corredores ecológicos a serem formados estão também associados a cursos d’água regionais e nascentes. 

Para seleção das áreas foram realizados estudos de paisagem visando maior eficiência na ação de restauração, resultando na formação de corredores ecológicos e ao mesmo tempo proteção dos recursos hídricos. Posteriormente, em parceria com a ASPEX – Associação dos Produtores Florestais do Extremo Sul da Bahia, foram realizados os contatos com produtores florestais e solicitado a parceria destes nas ações de restauração. Os produtores além de cederem as áreas para recuperação, também se comprometeram a prosseguir a manutenção das mesmas. 

Neste projeto as atividades de restauração florestal compreendem duas técnicas principais, já testadas com eficiência na região, inclusive pela equipe do próprio MDPS, que será responsável pela gestão e implantação do projeto. Estas técnicas seriam a condução da regeneração natural com manejo e plantio de mudas na área total. A técnica de condução da regeneração natural consiste em um trabalho para acelerar o processo de regeneração natural, utilizando técnicas de manejo como coroamento, adubação de cobertura, plantios de enriquecimento e adensamento nas clareiras, controle de formigas cortadeiras, entre outras. Já a técnica de plantio de mudas na área total, mais tradicional na restauração florestal, visa recompor toda a vegetação florestal em áreas degradadas, totalmente desprovidas de vegetação.  

Situação

Em Andamento

Bioma

Mata Atlântica

'

mapa de atuação

Expandir o mapa