PROJETO BONITO

voltar

O que é

Foto: Lauro A. Saint Pastous Madureira/Universidade Federal de Rio Grande

 

O bonito-listrado (Katsuwonus pelamis) tem grande importância comercial no Rio de Janeiro, com produção média de 5 mil toneladas anuais registrada na última década (FIPERJ, 2013). A espécie ocupa a terceira posição em volume desembarcado no estado.

A iniciativa Bonito: Ecologia e Socioeconomia da pesca Katsuwonus Pelamis na Costa do Rio De Janeiro visando à Avaliação de Estoque, o Manejo Sustentável e sua Utilização na Alimentação Escolar – Projeto Bonito objetiva gerar conhecimento científico sobre a ecologia e aspectos socioeconômicos da pesca do bonito-listrado no estado do Rio de Janeiro. As informações servirão de subsídio para o manejo sustentável e a avaliação de seu potencial uso na alimentação escolar.

O projeto pretende também estudar as interações e os conflitos da pesca do bonito-listrado com outras atividades econômicas no estado do Rio, com foco nas atividades de petróleo e gás. O trabalho vai comparar também a pegada ecológica da cadeia produtiva do bonito-listrado com as de outras fontes de proteína, como frango e suínos.

Situação

Concluído

Ano início

2016

Bioma

Marinho Costeiro

'

mapa de atuação

Local onde acontece o Projeto Bonito

Expandir o mapa