PROBIO II – FUNDO DE OPORTUNIDADES

voltar

O que é

Foto: Acervo projeto Saúde e Alegria

 

O Fundo de Oportunidades é  um mecanismo financeiro elaborado ao final do Projeto Nacional de Ações Integradas Público-Privadas para Biodiversidade – Probio II, com o objetivo de estimular o co-financiamento dos subprojetos apoiados, o desenvolvimento de melhores práticas e inovações relacionadas à “transversalização” da biodiversidade. O Fundo tornou-se possível pelos recursos de doação do Global Environment Facility (GEF), por meio do Banco Mundial. Ao Fundo de Oportunidades foram destinados cerca de R$ 13 milhões.

Com o término do Probio II em 2014, o projeto, por meio do Fundo de Oportunidades, segue com o apoio a execução dos 6 subprojetos, por recursos para realização dos trabalhos, assim como por ações de monitoramento de avaliação dos resultados alcançados.

Foram priorizados territórios com múltiplas atividades econômicas, como agricultura, pecuária, aquicultura, silvicultura, extrativismo, manejo florestal e localizados em áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade. E, para assegurar a sustentabilidade das ações a médio e longo prazo, foram trabalhadas diferentes agendas, entre elas o fortalecimento de cadeias produtivas, o estímulo à silvicultura de espécies nativas, a

Espera-se que o Fundo cresça ao longo do tempo, com base em investimentos e rendimentos de outras fontes, permitindo assim a sua replicabilidade em outras paisagens produtivas e setores.

Sobre o Probio II

O objetivo da iniciativa foi mobilizar setores produtivos a adotarem princípios e práticas de conservação e uso sustentável da biodiversidade em seus negócios. Nesse período, estabeleceu parcerias com o setor privado que resultaram em apoios a outros subprojetos com práticas integradas a paisagens produtivas e estratégias favoráveis à biodiversidade, distribuídos por 6 territórios em 3 biomas – Amazônia, Mata Atlântica e Pampa.

Além do Funbio, o projeto contou com a coordenação da Secretaria de Biodiversidade e Florestas – SBF, do  Ministério do Meio Ambiente (MMA) e com a participação diferentes setores da iniciativa pública e privada, tais como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Ministério da Saúde, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de janeiro, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Fundação Oswaldo Cruz e a Caixa Econômica Federal.

situação

Em Andamento

Ano início

2015

biomas

Pampa, Amazônia, Mata Atlântica

Ver mapa de atuação.
4

ESTADOS

6

SUBPROJETOS APOIADOS

Parceiros

Nome da empresa

mapa de atuação

Locais onde acontece o Fundo de Oportunidades do Probio II

expandir o mapa