Fortalecimento da Agroecologia – Circuitos Agroecológicos

voltar

O que é

Foto: Alexandre Ferrazoli

 

Instituição responsável: Tabôa – Fortalecimento Comunitário

O projeto pretende contribuir para o aumento da produtividade do cacau, a manutenção da cobertura florestal em cabrucas, implantação de SAFs para a diversificação das culturas, agregação de valor aos produtos agroecológicos por meio do beneficiamento, e aumento da circulação e comercialização produtos agroecológicos.

Realizada na região sul da Bahia, a iniciativa surgiu para atender a necessidade de tornar as propriedades familiares autossustentáveis, por meio do acesso a mercados, fortalecimento das práticas de manejo agroecológico, sistemas agroflorestais, e desenvolvimento agroindústrias. Assim, busca-se ao mesmo tempo consolidar a produção agroecológica com manutenção da cobertura florestal do ponto de vista técnico, socioeconômico e ambiental e disponibilizar à população urbana produtos de qualidade a preços acessíveis.

Além disso, uma vez consolidados os resultados de comercialização entre as redes Povos da Mata e a Ecovida, o projeto buscará articular-se com outras Redes de Agroecologia do Brasil, para ampliar a circulação de alimentos, sementes, e promover intercâmbio e trocas que envolvem conhecimento, formação e articulação social. Os circuitos ocorrem em cinco estados, indo da Bahia até o Rio Grande do Sul.

Situação

Concluído

Bioma

Mata Atlântica

'

mapa de atuação

Expandir o mapa