BIODIVERSIDADE RIO DOCE

voltar

O Projeto Biodiversidade Rio Doce nasceu da parceria entre o FUNBIO e a Fundação Renova e tem por principal objetivo incrementar o conhecimento das espécies-alvo da bacia do rio Doce (MG), por meio de pesquisas científicas que subsidiarão as ações de recuperação e conservação previstas nos Planos de Ação para a Conservação da Biodiversidade Terrestre e Aquática na bacia do rio Doce, conduzidos pela Fundação Renova.

Os estudos a serem desenvolvidos têm foco na elaboração de ações para conservação das espécies de fauna e flora que podem ter sido afetadas pelo rompimento da barragem de Fundão (Mariana – MG), levando em consideração o Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), celebrado entre os poderes públicos, órgãos e entidades ambientais da União, dos Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, a Samarco Mineração S.A., a Vale S.A. e a BHP Billiton Brasil Ltda, em 02 de março de 2016.

O valor do Projeto Biodiversidade Rio Doce é de aproximadamente 29 milhões, os quais serão destinados a Chamadas de Projetos para instituições sem fins lucrativos e ações de comunicação para divulgação e promoção de troca de informações sobre os subprojetos apoiados, seus objetivos e resultados.

As Chamadas de Projetos subsidiarão projetos de pesquisas científicas voltados para a conservação de espécies ameaçadas-alvo na bacia do rio Doce, projetos de reintrodução de espécies ameaçadas de extinção e/ou extintas na bacia do rio Doce, projetos para conservação ex situ já existentes com as espécies-alvos e projetos de monitoramento da estrutura e dinâmica das populações de espécies-alvo da biota aquática.

O incentivo técnico e financeiro à realização dessas pesquisas científicas na bacia do rio Doce deve ser entendido como um bom caminho para o processo de reparação local, com aplicação das melhores práticas de conservação da biodiversidade. Não é objetivo deste Projeto responder questões relacionadas aos efeitos do rompimento da barragem sobre as espécies-alvo. Logo, após a implementação do Projeto Biodiversidade rio Doce, espera-se ter apoiado 39 subprojetos de pesquisa, os quais darão significativa contribuição para a conservação da biodiversidade das espécies-alvo da bacia do rio Doce.

Foto: VR360.

ODS

Situação

Em Andamento

Bioma

Mata Atlântica

'

Parceiros

Nome da empresa