TRADIÇÃO E FUTURO NA AMAZÔNIA

voltar

Foto: Instituto Kabu

 

Terras Indígenas (TIs) são as áreas com o maior percentual de conservação florestal na Amazônia. Nessas áreas protegidas, modos de vida tradicionais que fazem uso sustentável dos recursos resultam em uma  importante fixação de carbono no bioma: 27%, quase um terço do total. Apesar de bem conservadas, as TIs ainda sofrem pressões que alteram a cobertura florestal, o que causa impacto sobre temperatura e regime de chuvas, agravando mudanças climáticas.

O projeto Tradição e Futuro na Amazônia, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, tem como objetivo contribuir para a gestão territorial e ambiental de cinco Terras Indígenas Kayapó, promovendo a manutenção da cobertura vegetal, do estoque de carbono, da biodiversidade e a valorização de conhecimentos do povo Mêbêngôkre.

Para isso, serão organizadas capacitações para fortalecer os grupos locais e desenvolver suas habilidades para que façam a gestão do território, aliando geração de renda e bem-estar da população. Jovens e mulheres são grupos prioritários para as oficinas. Crianças e adolescentes terão aulas de educação ambiental nas escolas e serão promovidos intercâmbios entre educadores em aldeias indígenas para a troca de experiências.

Além disso, haverá um processo de discussão e planejamento comunitário para identificar as necessidades da TI Menkragnoti e elaborar um Plano de Gestão Territorial (PGTA) que valorize o patrimônio indígena e garanta a preservação da cultura indígena para as gerações atuais e futuras.

O projeto Tradição e Futuro da Amazônia também atualizará o valor dos os estoques de carbono e fortalecerá os sistemas produtivos agroflorestais para assegurar a segurança alimentar. Serão fornecidos subsídios técnicos e logísticos para essa modalidade, além do fortalecimento da integração à produção do conhecimento tradicional do povo Kayapó.

O FUNBIO é proponente e executor dessa iniciativa, que será desenvolvida ao longo de 2 anos  nas TIs localizadas no Pará e no Mato Grosso.

 

TFA em números

 

 

Situação

Em Andamento

Ano início

2021

Bioma

Amazônia

Ver mapa de atuação
12

MILHÕES DE HECTARES

57

ALDEIAS APOIADAS

'

Vídeos

X

Parceiros

Nome da empresa

mapa de atuação

Expandir o mapa