Estratégia para Conservação da Onça-pintada no Alto Rio Paraná

voltar

Sobre o subprojeto

IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas

O Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná é uma iniciativa Trinacional (Brasil, Paraguai e Argentina) para a Conservação e o Desenvolvimento Sustentável da Mata Atlântica do Alto Paraná.  O objetivo do projeto é a formação de uma sólida base de conhecimento científico sobre o status de conservação da onça-pintada (Panthera onca) na região do Pontal do Paranapanema e Bacia do Alto Rio Paraná, nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Entre os principais resultados da iniciativa estão, a consolidação e atualização das informações referentes a aspectos demográficos de onças-pintadas e suas presas resgatando informações com programas de pesquisa da região de estudo, a organização e padronização das informações coletadas até o momento em bancos de dados sistematizados, a análise preliminar da viabilidade populacional da onça-pintada no Alto Paraná e criação de modelos de metapopulação, a classificação completa das imagens de satélite com diferentes tipos de uso do solo para todo o Alto Paraná, a análise preliminar de uso e disponibilidade de habitat pelas onças-pintadas no Alto Paraná e o mapeamento de áreas favoráveis para implantação de corredores e áreas prioritárias para o deslocamento de onças-pintadas na paisagem do Alto Paraná.

"Na implementação do Plano de Ação Nacional Para Conservação da Onça Pintada, vimos que ainda existiam muitas lacunas de conhecimento. Com o projeto, preenchemos essas lacunas. Com as informações sobre o habitat, criamos um mapa apontando as áreas prioritárias a partir da perspectiva da espécie. Geramos informações gráficas, decodificamos os dados e passamos aos tomadores de decisão. Isso é revertido em medidas concretas para a conservação da espécie. O Parque Municipal de Naviraí, maior parque municipal do país, foi criado a partir das informações desse mapa. Fernando Lima (IPÊ) "

Situação

Concluído

Ano início

1101

Bioma

Mata Atlântica

'