Instituição Responsável: Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica – Ipema
O projeto foi desenvolvido na Comunidade Tradicional Caiçara do Sertão do Ubatumirim, em Ubatuba no estado de São Paulo. A maior produção de banana e mandioca do município vem desta comunidade, sendo também área onde está concentrado um grande estoque da palmeira juçara e de cambuci, mantido devido ao uso tradicional dos recursos do território.
Fortalecer os arranjos produtivos da sociobiodiversidade na Mata Atlântica, por meio da promoção do manejo sustentável da palmeira juçara, do cambuci e outras espécies nativas foi o principal objetivo desta iniciativa.
Os principais resultados foram a consolidação da cadeia produtiva da polpa de juçara, realização de melhorias no beneficiamento de produtos agroflorestais de Ubatumirim, apoio a reestruturação da Associação de Bananicultores de Ubatumirim, diversificação na produção de polpa de frutas, construção participativa dos planos de manejo para juçara e plantio de 900 kg de sementes de juçara e monitoramento das áreas.
Quando utilizar: Participantes de processos de compras e contratações que entendam que a política de compras e contratações do FUNBIO não foi observada em algum processo específico.
Quando utilizar: O FUNBIO, declara-se responsável pelo tratamento e proteção dos dados pessoais e sensíveis, para os fins indicados em sua Política de Privacidade. O FUNBIO disponibiliza este canal como meio de contato sobre qualquer assunto relacionado a esta Política de Privacidade.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de Privacidade e, ao continuar, você concorda com estas condições. / We use cookies and similar technologies, as outlined in our Privacy Policy. By continuing to use this site you signal your acceptance of these conditions. OkAviso de Privacidade/Privacy Notice