Projeto Candeia

voltar

Sobre o subprojeto

Centro de Formação Sócio-Agrícola Dom Hélder Câmara

O projeto objetiva aprimorar e ampliar a prática agroflorestal junto às 100 famílias agricultoras do Assentamento Mário Lago, em Ribeirão Preto, gerando renda com a comercialização direta, promovendo a recuperação e conservação dos recursos naturais do Bioma Cerrado e a preservação do Aquífero Guarani.

Foram implementadas ações dentro de quatro eixos: Produção agroflorestal; Capacitação e intercâmbio de conhecimento; Comercialização; Gestão Participativa.

"Começamos o trabalho da agrofloresta como formiguinha mesmo, dois anos antes do TFCA. Estávamos tentando fazer de alguma forma, mas não tínhamos recursos. O TFCA ajudou nisso. E hoje as famílias já têm consciência. As reuniões semanais que vinham 10 pessoas no início hoje vêm 60, 70. Tem muita gente procurando saber o que estamos fazendo e como podem participar. Conseguimos provar que, se elas produzirem alimentos agroflorestais, tem mercado consumidor muito próximo. Zaqueu Miguel de Carvalho (Centro de Formação Sócio-Agrícola Dom Hélder Câmara) "

Situação

Concluído

Ano início

1101

Bioma

Cerrado

'