Promoção e Fortalecimento do Pinhão na Serra Catarinense

voltar

Sobre o subprojeto

Instituição responsável: AVICITECS

O projeto aconteceu nos estados de Santa Catarina nos municípios de São José do Cerrito, Lages, Otacílio Costa, Urubici, Anita Garibaldi, Painel, Urupema, São Joaquim, Cerro Negro, Bocaina do Sul, Bom Retiro e Celso Ramos.

Teve como principal objetivo promover a conservação, o manejo e o uso sustentável do pinhão na Serra Catarinense. Fortalecer a cadeia produtiva e sua agregação de valor, a organização social e produtiva da agricultura familiar agroecológica, as redes de conhecimento integrando as ações de pesquisa, assessoria técnica e capacitação. Divulgar o projeto e promover a coordenação, gestão e monitoramento do mesmo.

A iniciativa realizou o seminário de apresentação do projeto com representantes das entidades parceiras/beneficiários, fez visitas aos conselhos de ética para avaliação de conformidade orgânica das unidades produtivas em 12 grupos envolvidos no projeto, realizou uma oficina teórico prática em nível regional para adequação as normas da produção agroecológica e agroflorestal e produção um conjunto de material didático (pastas, blocos de anotações, canetas).

"“A cadeia produtiva do pinhão na região dispõe de poucas informações oficiais. Ao longo do trabalho, levantamos informações dos próprios agricultores e também referências bibliográficas sobre a importância, o volume, a quantidade dessa amêndoa, como ela é produzida e como pode ser comercializada. As informações que conseguimos foram bastante diferentes dos dados oficiais do IBGE. Isso fez que a gente quantificasse e qualificasse melhor essa cadeia produtiva na região, que é muito maior e mais trabalhada do que se imagina”. Natal João Magnanti (AVICITECS)"

Situação

Concluído

Ano início

1001

Bioma

Mata Atlântica

'