Revisão do Plano de Manejo do Parque Estadual Fritz Plaumann

voltar

Sobre o subprojeto

Instituição Responsáveis: Caipora Cooperativa para Proteção e Conservação dos Recursos Naturais

O Parque Estadual Fritz Plaumann, local onde aconteceu o projeto está situado no município de Concórdia, no estado de Santa Catarina. A iniciativa tinha como objetivo apoiar a criação e o manejo do parque, por meio da revisão do seu Plano de Manejo e fortalecimento dos seus mecanismos de gestão.

O projeto realizou o monitoramento do Plano de Manejo, mapeou atores locais e institucionais com interesse histórico e atual no manejo, avaliou e definiu o grau de efetividade da primeira versão do plano de manejo, em conjunto com os atores de gestão e cooperação do parque. Analisou e mapeou a situação histórica e atual do uso da cobertura do solo e a zona de amortecimento. Caracterizou a mastofauna, avifauna e herpetofauna, bem como suas composições, particularidades de distribuição, atributos e ameaças de conservação e analisou a qualidade da água do parque e entorno.

"“A gente dobrou a lista de aves conhecidas no parque: eram 120 espécies, agora são 232 identificadas. O número corresponde a 35% das aves que ocorrem no estado. Em relação aos mamíferos, aumentamos de nove espécies registradas para 21. E de Anfíbios, que antes não tinham nem levantamento, são 23 espécies documentadas”. Eduardo Hermes (Caipora) "

Situação

Concluído

Ano início

1001

Bioma

Mata Atlântica

'