AREMAC- Ensinar a Reforma

voltar

A AREMAC é uma entidade criada com a missão primordial de representar a comunidade pesqueira tradicional do município de Arraial do Cabo, a partir da criação de uma Unidade de Conservação, concebida justamente para manter a tradição dessa pesca sustentável e proteger os estoques pesqueiros no interior da RESEXMar. A AREMAC tem como objetivos: proteger, preservar e conservar, a cultura tradicional e a atividade de pesca artesanal, mantendo vivos seus saberes, práticas e tradição. Sendo assim, nossa entidade tem total sinergia com o objetivo desta Chamada de Projeto nº 14/2022, num momento em que os pescadores artesanais lutam para manterem seus espaços de trabalho e vida.

As embarcações de pesca tradicionais de pequeno e médio porte, atualmente, sofrem com a falta de manutenção e cuidados. A carência de profissionais e a ausência de mão de obra local oneram ainda mais os custos de manutenção destas embarcações. A partir da implantação deste projeto, tanto as canoas quanto as embarcações motorizadas serão reformadas, garantindo que continuem pescando, enfeitando e alegrando com cores vibrantes as praias e os mares do município.

Perpetuando a vida dessas embarcações e envolvendo os mais jovens a arte da carpintaria naval artesanal, iremos gerar ocupação e renda no município já que muitos profissionais, aptos para esse serviço, vêm de fora. Além de fazermos as adaptações necessárias para atuarem no TBC, que é uma nova forma de trabalhar o turismo no município, em contraponto ao que é praticado atualmente, ou seja, um turismo massificado. Para tal, o projeto prevê a implantação de oficinas de aprendizagem sendo: 1) Reforma de Canoa de Praia (conhecer as técnicas de carpintaria naval); 2) Construção de Caicos (iniciação a mentalidade marítima p/ o lazer de jovens pescadores esportivos e profissionais);3) Reformas, Consertos Pintura e Calafetagem; 4) Artesanato com Madeira Reciclada: Construção de Miniaturas de: embarcações de pesca, agulhas de madeira para conserto de rede, bolsas de rede de pesca inutilizadas, com acabamento de madeira reciclada das canoas centenárias, agregando valor ao artesanato prevendo etiquetas com informações sobre o material usado e de onde foi retirado.

O prazo e implantação do projeto será de 18 meses onde teremos 42 embarcações reformadas, 2 rampas para abrigar as canoas, duas carretas para encalhe das embarcações de pequeno porte, disponíveis para atendimento daquelas que

necessitam manutenção, aquisição do trator de médio porte, construção e reforma de 20 caícos, construção e reforma da balsa de Maricultura com as inovações tecnológicas implantadas, colocação de toldo retrátil dando segurança e proteção aos profissionais de carpintaria e participantes dos TQS. Colocação de toldo para capacitação do TQ de artesanato na sede da AREMAC

Situação

Em Andamento

Bioma

Marinho Costeiro

'