Fortalecimento e estruturação da Cooperativa das Mulheres Marisqueiras da Prainha

voltar

O que é

O projeto da Cooperativa das Mulheres Marisqueiras da Prainha (MUPAAP) Sol, Salga e Arte tem o objetivo de estruturar e fortalecer a instituição, que atua desde 2015 na comunidade da Prainha em Arraial do Cabo, Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. Atualmente, a MUAAP trabalha em um espaço que ainda não está adequado à produção dos filés e bolinhos de peixe e das biojóias. Estes são os principais produtos da cooperativa e são responsáveis pela geração de renda e manutenção de mais de 20 famílias na comunidade.

Desde março de 2020, todos os trabalhadores envolvidos na cadeia da pesca artesanal de Arraial do Cabo, com destaque para as mulheres da comunidade da Prainha, estão em situação de vulnerabilidade social mais grave quando comparado à vida antes da pandemia da COVID-19. A renda das cooperativadas e o trabalho de estruturação da cozinha coletiva foram profundamente afetados.

A iniciativa visa consolidar a autonomia financeira e organização comunitária das mulheres pescadoras da Prainha. A expectativa também é adequar a cozinha coletiva, estruturar e ampliar a produção e comercialização de filés e bolinhos de peixe e das biojóias. Além disso, o projeto também pretende fomentar a formação das profissionais para a autogestão da MUAPP.

As mulheres marisqueiras da Prainha que já fazem parte da Sol, Salga e Arte são o principal alvo do projeto, atualmente composta por 20 cooperativadas, sendo 70% mulheres e 30% homens. Dessa forma, a iniciativa terá foco nas pescadoras inseridas da cadeia produtiva de Arraial do Cabo, município turístico que sofreu gravemente os impactos da pandemia de COVID-19.

Situação

Em Andamento

Ano início

0322

Bioma

Marinho Costeiro

'