IPEDS – Mestres Barqueiros

voltar

Através da educação para o trabalho digno de jovens e adolescentes, e do desenvolvimento e difusão de tecnologias ecoeficientes, o projeto IPEDS – Mestres Barqueiros tem como objetivo principal preservar e fortalecer a Construção Naval Artesanal (CNA) de embarcações pesqueiras na Região dos Lagos, auxiliando no incremento de sua sustentabilidade social, econômica e ambiental. A construção de embarcações pesqueiras no Brasil é um vasto e rico patrimônio histórico-cultural e, também, elo essencial na cadeia produtiva da pesca artesanal, além de, per si, fonte de trabalho e renda em comunidades tradicionais. Entretanto, a CNA sofre pressões em função: da dificuldade de renovação de mão de obra, e consequente transmissão de seus muitos saberes; da escassez e encarecimento de sua principal matéria-prima, a madeira nativa; da pressão em torno da sustentabilidade ambiental de suas técnicas e processos de fabricação; e da dificuldade na incorporação de novas tecnologias, quer sejam oriundas de normas e regulações ou das demandas dos pescadores.

Tais dificuldades, tanto humanas quanto ambientais, são aqui abordadas trazendo os artesãos, mestres navais, e seus respectivos saberes para o centro do processo, através de três eixos: a troca de saberes, seu registro, e seu enriquecimento.

A troca de saberes se dá pela articulação de mestres navais, em 2 municípios da Região dos Lagos, que capacitarão um conjunto de aprendizes (com no mínimo 30% de

aprendizes femininas e 50% negros), remunerados, ao longo de 15 meses, com o apoio de uma rede de universidades, técnicos e educadores ambientais.

Além da aprendizagem no ambiente de trabalho, aprendizes, mestres e outros artesãos, em conjunto com pesquisadores e técnicos, trocarão saberes sobre técnicas e temas selecionados em conjunto, e que irão abranger: segurança do trabalho; economia solidária; ferramentas, materiais e técnicas; padrões e normas técnicas; trabalho digno; novas tecnologias; licenciamento ambiental; entre outros.

O registro de saberes se dará pela documentação e coprodução audiovisual durante a aprendizagem; e pela autoavaliação ao final do projeto, de seus acertos, erros e replicabilidade.

O enriquecimento de saberes se dará pela identificação, aquisição e instalação de máquinas, equipamentos, segurança laboral e infraestrutura segundo demandas de cada estaleiro artesanal atendido.

Esta rede de saberes se baseia no expertise do PEA-PESCARTE na cadeia produtiva da pesca, e capacitará jovens, reconhecendo e fortalecendo artesãos, desenvolvendo conhecimento e gerando métodos que podem ser continuados na região, e replicados em outros territórios da pesca no país.

Situação

Em Andamento

Bioma

Marinho Costeiro

'