O projeto será desenvolvido em comunidades da RESEX Marinha do Corumbau, na Bahia, e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento do território: prevê a inclusão e o empoderamento das comunidades envolvidas, a ampliação das ações em andamento e o fortalecimento cultural, o que possibilitará o aumento do protagonismo de mulheres pescadoras e marisqueiras no que se refere à gestão dos recursos materiais e imateriais. A iniciativa tem como objetivos específicos ampliar o Turismo de Base Comunitária (TBC); fortalecer as instituições envolvidas; apoiar as atividades culturais da RESEX de Cassurubá; fortalecer as cadeias produtivas de caranguejo, arraia, pescadinha, abacaxi, manga e mangaba.
Estão previstas a perfuração de três poços para captação de água, reformas que proporcionarão melhor experiência para visitantes, compra e manutenção de equipamentos de informática e de veículo, além de embarcação para uso no TBC e em demandas coletivas de mobilidade.
Para o fortalecimento cultural, a Associação dos Moradores da Tapera e Miringaba (AMTM), responsável pelo projeto, organizará oficinas com mestres dos saberes tradicionais, intercâmbio de conhecimentos entre os mais velhos, jovens e mulheres. Já para e das cadeias produtivas de pescado e frutas nativas, haverá oficina de beneficiamento, compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) e para as cozinhas das associações. Nas oficinas será apresentado o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), visando despertar a comunidade para essa política pública criada em 2003, que objetiva “promover o acesso das pessoas à alimentação, sobretudo as mais vulneráveis, e incentivar a produção da Agricultura Familiar”.
A expectativa é de beneficiar diretamente 180 pessoas, membros de famílias extrativistas da RESEX de Cassurubá.
SituaçãoEm Andamento |