Fortalecimento das Associações e Colônia de Pesca da RESEX Acaú-Goiana

voltar

O projeto tem como foco a integração das seis comunidades presentes na RESEX  por meio do investimento em recursos estruturantes para as instituições  no território, localizado nos estados de Pernambuco e Paraíba. A Associação de Marisqueiras de Acaú será a entidade central que, em parceria com consultores e o Núcleo de Gestão Integrada ICMBio Cabedelo,  implementará o projeto. Com duração prevista de 20 meses, objetiva a capacitação  lideranças da pesca artesanal, inclusive jovens em temas como informática contabilidade,  gestão administrativa, elaboração e gestão de projetos, incluindo captação de recursos e prestação de contas.

A iniciativa  prevê ainda a compra  de equipamentos essenciais como computadores, impressoras e projetores, que possibilitarão a melhoria da estrutura para gestão, possibilitando, por exemplo, a realização de reuniões e capacitações em instalações das próprias associações.  O resultado esperado é maior autonomia e capacidade de gestão, ocupando um papel mais ativo nas demandas de interesse dos beneficiários da unidade de conservação e da pesca artesanal.

Espera-se também que haja uma inclusão de jovens, para potencializar a formação de novas lideranças. O projeto beneficiará diretamente 50 comunitários e a expectativa é de que as instituições, uma vez fortalecidas, possam desenvolver novos projetos de modo participativo.

Situação

Em Andamento

Bioma

Marinho Costeiro

'