O projeto elaborado pelo Instituto Caiçara da Mata Atlântica (ICMA) propõe o fortalecimento das organizações comunitárias e a atuação em rede dos povos e comunidades tradicionais que vivem na Área de Proteção Ambiental de Cananéia-Iguape-Peruíbe (SP). Dentre suas atuações, destacam-se ações de melhorias na qualidade de vida e de trabalho, com foco na valorização dos saberes tradicionais, no protagonismo das mulheres e na integração da juventude.
A iniciativa envolve comunidades caiçaras e indígenas Guarani-Mbyá dos municípios de Iguape, Cananeia e Peruíbe (SP), que enfrentam desafios como criminalização de práticas tradicionais, conflitos fundiários e pressões ambientais. O fortalecimento dessas comunidades será realizado através de ações que incluem: construção de unidades sanitárias, apoio à pesca artesanal, eventos de integração entre mulheres, feiras culturais e encontros de jovens.
Com duração de 18 meses, o projeto é gerido de forma colaborativa por associações locais, promovendo a autonomia, a justiça territorial e o fortalecimento das práticas tradicionais como ferramentas de resistência e permanência nos territórios. Serão beneficiadas cerca de 260 pessoas.
Quando utilizar: Participantes de processos de compras e contratações que entendam que a política de compras e contratações do FUNBIO não foi observada em algum processo específico.
Quando utilizar: O FUNBIO, declara-se responsável pelo tratamento e proteção dos dados pessoais e sensíveis, para os fins indicados em sua Política de Privacidade. O FUNBIO disponibiliza este canal como meio de contato sobre qualquer assunto relacionado a esta Política de Privacidade.