O projeto protagonizado pelo Instituto para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania do Vale do Ribeira (IDESC) busca fortalecer a cultura, o território e a integração das comunidades Guarani Mbya localizadas na Área de Proteção Ambiental Cananéia-Iguape-Peruíbe (SP), através de metodologias participativas e integração intercomunitária. Dentre suas ações destacam-se o incentivo a ações de monitoramento ambiental, práticas agrícolas tradicionais, apoio para construção de Casas de Reza indígenas, e atividades de educação ambiental. A proposta tem como objetivo o fortalecimento do protagonismo de mulheres e jovens no engajamento social e ambiental, com promoção da soberania alimentar, a recuperação de espécies nativas e a adaptação às mudanças climáticas.
São contempladas no projeto oito aldeias dos territórios Ka’a Guy Hovy e Guaviraty, no município de Iguape (SP). Essas comunidades enfrentam pressões como invasões, desmatamento e vulnerabilidade alimentar, e buscam reafirmar seus direitos territoriais e modos de vida sustentáveis.
Com duração de 24 meses, a iniciativa pretende beneficiar cerca de 313 pessoas, fortalecendo a cultura artesanal e reafirmando a importância da soberania de seus territórios.
Quando utilizar: Participantes de processos de compras e contratações que entendam que a política de compras e contratações do FUNBIO não foi observada em algum processo específico.
Quando utilizar: O FUNBIO, declara-se responsável pelo tratamento e proteção dos dados pessoais e sensíveis, para os fins indicados em sua Política de Privacidade. O FUNBIO disponibiliza este canal como meio de contato sobre qualquer assunto relacionado a esta Política de Privacidade.